28/12/2009

Aveloz: planta nordestina pode virar 1º quimioterápico brasileiro - Cláudia Collucci/Folha


Uma planta usada tradicionalmente em chás medicinais e nas populares "garrafadas" (bebida que reúne várias ervas) está sendo testada no tratamento do câncer. Estudos iniciais desenvolvidos no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, mostram que ela conseguiu estabilizar o quadro clínico de uma doente terminal e que também foi eficaz no alívio das dores.
Encontrada no Norte e no Nordeste do país, a avelós (Euphorbia tirucalli) produz uma seiva semelhante ao látex, que é muita tóxica e cáustica. Se cai nos olhos, pode cegar.
O primeiro passo dos pesquisadores foi então isolar apenas as substâncias benéficas da planta e transformá-las em uma pílula, chamada de AM10.
Se a eficácia da droga for comprovada nos próximos estudos, ela poderá se transformar no primeiro medicamento oncológico nacional.
Tudo começou há seis anos, quando o empresário nordestino Everaldo Telles viu um parente melhorar após usar a planta para tratar um câncer. Ele decidiu investir em pesquisas e, com o farmacêutico Luiz Pianowski, iniciou a fase pré-clínica (testes em células de cultura e animais). "Nos testes in vitro e com animais a droga funcionou bem contra as células de tumores", afirma Pianowski. Nessa fase, os estudos foram feitos na Universidade Federal do Ceará e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O Einstein entrou na história há um ano, na fase 1 da pesquisa clínica. A droga foi testada em sete pacientes oncológicos terminais, que já haviam recebido todo tipo de tratamento disponível sem obter resposta.
O intuito do estudo foi descobrir a dose máxima da substância tolerada pelo organismo, não de medir sua eficácia.
Ainda assim, uma paciente do grupo de estudo, com câncer metastático, teve a doença estabilizada. "Não sabemos se isso ocorreu por causa da droga ou porque a doença é de progressão lenta", diz o médico Auro Del Giglio, gerente da oncologia no Einstein e um dos coordenadores da pesquisa.
Os outros pacientes tratados com avelós relataram melhora da dor. "Talvez a droga seja um bom analgésico, e não um anticancerígeno. Pesquisas desse tipo geram muita expectativa."
Del Giglio diz que as pessoas não devem usar a planta inadvertidamente. "O látex é extremamente tóxico."
A fase 2 da pesquisa avaliará 40 pacientes oncológicos de outras cinco instituições, entre elas o Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina do ABC. Será testada a atividade do princípio ativo nas células tumorais.
A avelós causa um processo chamado de apoptose celular, uma espécie de suicídio das células. Purificada, ela age inibindo enzimas relacionadas à multiplicação dos tumores.
Segundo Pianowski, há diversos relatos de pessoas com câncer, que estavam desenganadas pelos médicos e que se curaram após usarem a planta. "Não esperamos que ela cure todos os tipos de câncer. Mas certamente será eficaz para diversos deles. Várias drogas oncológicas começaram assim."

7 comentários:

  1. Por favor, onde posso adquirir o medicamento? Sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e meu pai de 79 anos está com câncer de pulmão. Meu e-mail é jpsouza@via-rs.net

    ResponderExcluir
  2. Acesse o link abaixo e saiba como adquirir medicações à base do Aveloz:
    http://inforum.insite.com.br/31753/8563781.html

    Um abraço,

    Germano Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Quem quiser adquirir a garrafada de avelós entre no site www.avelos.com.br falar com imrão Francisco.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, onde posso encontrar esse medicamento? Meu pai tem 59 anos e esta com cancer no esôfago, os médicos não deram mais esperança, e esse avelós é a nossa ultima esperança. Somos de Criciúma, Santa Catarina, meu email é anaitezanette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sugiro entrarem em contato com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, que dispõe de informações precisas acerca desta e de outras pesquisas. Anotem os dados:

    EMBRAPA
    Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
    Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
    Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se essa planta também pode ser eficiente no tratamento de hidradenite supurativa,sou portadora de hs faz três anos e ainda não descobri nenhum tratamento eficaz,dizem que não tem cura ,mas será que essa planta não seria a cura?,assim como eu existem milhares de pessoas esperando pela cura,essa doença se constitui em nódulos na pele com muita infecção e que não fecham nunca,produz uma dor lancinante e um cheiro horrível devido a infecção,sem contar na aparência grotesca da pele,é crônica e ainda não descobriram a cura,quem sabe não está aí a resposta que precisamos,qualquer imformação entre em contato comigo por gentileza meu email é:tatibittencourt21@hotmail.com ,desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se tem algum relato de cura para câncer de pâncreas co. Metástase no fígado

    ResponderExcluir