02/01/2010

JESUS DESEJAVA FUNDAR UMA NOVA IGREJA? - Antônio de Pádua Tô Mais Diaquino


              Em seu livro PROCURAIS O JESUS HISTÓRICO?, o judeu Rochus Zuurmund, professor de teologia bíblica, afirma que há um abismo entre os resultados da pesquisa científica em torno da Bíblia e o que sabe dela o cidadão comum.
              Aqueles que acreditam ter Jesus fundado uma nova religião citam a famosa frase do evangelho de Mateus em que Pedro é apontado como a pedra sobre a qual seria edificada a Igreja, mas é importante lembrar que Mateus é o único evangelista a registrar essa passagem. Em Marcos (evangelho mais antigo), Lucas e João, não encontramos nenhuma referência a essa fala de Jesus.
              Outros religiosos afirmam que o Cristo era um fiel seguidor do Judaísmo e que nunca pensara em criar uma nova religião. Como comprovação do que dizem, citam Mateus 5:17: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Afirmam, também, que se Jesus realmente disse a Pedro o que Mateus escreveu, não o estava incumbindo de edificar um novo credo, já que, para o Cristo, o problema não era o que os fariseus diziam, mas os seus excessos interpretativos e conduta.
              A frase colocada na boca de Jesus por Mateus teria sido dita em aramaico, língua utilizada no dia-a-dia de Jesus e dos seus contemporâneos. O hebraico só era usado em atividades religiosas. O problema é que as versões mais antigas do Evangelho de Mateus estão em grego. Eklésia, a palavra grega usada nesta passagem, significava comunidade, e não Igreja, no sentido em que hoje concebemos.
              Tudo indica, portanto, que Jesus jamais teve a intenção de fundar uma nova religião, mas sim em fazer um grupo de pessoas (comunidade) compreenderem o que ele chamava de REINO DE DEUS. O que seria esse REINO? Bem, essa é uma outra história. Fica para a nossa próxima conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário