21/09/2010

Professora da UFCG vence concurso promovido pela Fundação Getúlio Vargas

Dissertação de mestrado de Aline Barbosa de Lima levou o primeiro lugar em concurso sobre Experiências Inovadoras no Campo das Políticas Públicas.
A professora Aline Barbosa de Lima, da Unidade Acadêmica de História e Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi a vencedora da 2ª Edição do Concurso de Ensaios e Monografias sobre Experiências Inovadoras no Campo das Políticas Públicas, com Foco na Redução das Desigualdades, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com o tema Campesinato em movimento: análise de ação do estado e das estratégias autônomas de desenvolvimento no campo, o trabalho vencedor faz parte da dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação da professora Maria de Fátima Ferreira Rodrigues.
O trabalho discute a redução das desigualdades sociais em assentamentos rurais do Estado da Paraíba, por meio da análise de ações do Estado, via políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e do Projeto Cooperar, como também estratégias autônomas de desenvolvimentos, tais como as chamadas Feiras Agroecológicas Paraibanas.
“Estou muito feliz com a premiação, mas quero ressaltar que este resultado é fruto de um trabalho coletivo, realizado pelo grupo de pesquisa Gestar, do qual faço parte”, destacou Aline.
Durante a pesquisa, foram realizadas entrevistas e reuniões com camponeses e agentes gestores das políticas analisadas, com registros fotográficos, aplicação de questionários e levantamentos bibliográfico e de dados.
A data de entrega da premiação, no valor de R$ 3 mil, ainda será divulgada pela FGV.
Fonte: Gloriquele Mendes–Ascom/UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário